O Grau de Mestre Maçom da Marca está aberto a todos os Mestres Maçons. Pode-se dizer que a cerimônia, na qual um Irmão é "avançado", compreende dois Graus; o primeiro em que ele é reconhecido como um Homem da Marca, seguido pelo segundo onde ele se torna um Mestre Maçom da Marca. A marca a que se refere o título leva o nome da marca ou símbolo com o qual o pedreiro identificava sua obra e ainda pode ser encontrada em muitas catedrais e edifícios importantes.
Neste grau as Sagradas Escrituras são muito utilizadas para instruir o Candidato e os Irmãos na história que serve para ensinar que a verdadeira mensagem é a contemplação das forças e fraquezas humanas. Em termos cronológicos, o Grau segue imediatamente ao Segundo Grau da Maçonaria Simbólica. Há supostamente algumas evidências de que o Grau tem 400 anos, mas os primeiros registros ingleses remontam a 1769, quando foi trabalhado pela primeira vez no Capítulo da Amizade, do Arco Real nº 257 (anteriormente nº 3) em Portsmouth. No entanto, um livro de atas datado de 1599 da Loja de Edimburgo afirma que vários irmãos especulativos haviam anexado suas marcas após seus nomes.
A primeira reunião da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca foi realizada numa segunda-feira, dia 23 de junho de 1856.
Os paramentos dos membros incluem um avental e uma joia de peito. O avental é de couro branco com uma aba triangular orlada por uma fita de cinco centímetros de azul claro com bordas em carmesim. Possui rosetas da mesma cor, enquanto os Mestres e os Mestres Passados substituem as rosetas por níveis de prata. A joia da ordem é uma pedra angular presa a uma fita que combina com o avental e tem um malho e um cinzel que são as ferramentas da Ordem. A pedra angular, que contém certos caracteres, é parte integrante da cerimônia.
A Grande Loja Distrital de Mestres Maçons da Marca do Brasil consiste em 17 Lojas de Marca e 16 Lojas da Nautas da Arca Real, que desfrutam de uma adesão total de mais de 400 Maçons de Marca. As Lojas estão distribuídas em todo o país, da região Sul à Sudeste, reunindo-se em 10 localidades.
As três primeiras Lojas da Marca fundadas no Brasil foram respectivamente a Loja Saint Paul's em 1937, Loja Wanderes em 1949 e a Loja Guanabara em 1951. Foram consideradas Lojas independentes no exterior, ou seja, Lojas de Marca no exterior não vinculadas a um distrito, que são formadas em um grupo para o qual o Grande Mestre nomeia um Grande Inspetor. Em 1954, o Grande Inspetor V.W.Bro. Ernest Cunningham, juntamente com as três Lojas de Marca operando no Brasil, encaminharam uma petição à Grande Loja de MMM da Inglaterra solicitando a formação de uma Grande Loja Distrital no Brasil, na qual foram servidos. O primeiro Grande Mestre Distrital foi R.W.Bro. Ernest Cunningham, que investiu o W.Bro. Ernest Edward Cromack como o primeiro Grande Mestre Distrital Adjunto.
Observe que ao enviar este formulário, o Grande Loja Distrital de MMM pode armazenar e usar os dados pessoais fornecidos por você para responder à sua consulta, verificar todas as informações fornecidas e melhorar a qualidade dos serviços que oferece.
1954 - E. Cunningham, CBE
1960 - D.D. Burnett
1966 - F.C. Toogood
1974 - A.S. Beck
1977 - F. McCormick
1987 - F.G.H. Toogood
1991 - G.J.I. Rutherford
1998 - P. Bodman-Morris
2005 - J.C. Woodrow
2019 - L.A. Ballarin