O Arco Real é a continuação direta dos três graus da Maçonaria Simbólica. Seus membros, chamados de companheiros, se reúnem em capítulos de um Grande Capítulo. Os capítulos são governados por três Principais, que governam conjuntamente, e o Grande Capítulo é governado por três Grandes Principais.
Na Inglaterra, o Arco Real tem quatro cerimônias: a cerimônia de exaltação para trazer novos membros e uma cerimônia de posse para cada um dos três Principais. A cerimônia de exaltação acontece em duas partes: uma apresentação bastante dramática dos princípios da Ordem seguida por três palestras nas quais a história, o simbolismo e os princípios do Arco Real são explicados mais detalhadamente. Como na Maçonaria, o Arco Real está aberto a homens de todas as religiões.
A alegoria da cerimônia de exaltação é baseada na narração do Antigo Testamento sobre o retorno a Jerusalém do cativeiro babilônico para reconstruir a cidade e o templo. Ao limpar o terreno do templo original para as fundações do segundo templo, o candidato faz uma série de descobertas que enfatizam a centralidade de Deus na vida e existência do homem e, sem transgredir os limites da religião, levam o candidato a considerar a natureza de Deus e seu relacionamento pessoal com Ele, qualquer que seja sua religião.
Na Maçonaria Inglesa, o Arco Real é considerado a conclusão da "pura Maçonaria Antiga". Na Maçonaria Simbólica, o candidato é apresentado com uma série de princípios e dogmas eminentemente práticos que, se os praticar, pode esperar viver uma vida que agrade a seu Deus, embora o adore, e de serviço ao próximo. Mas o homem não é simplesmente um ser prático, ele tem um aspecto espiritual essencial em sua natureza. Esse aspecto espiritual é introduzido no Terceiro Grau, no qual o candidato é conduzido a uma contemplação do destino inevitável do homem, e se torna a mensagem central do Arco Real. Nesse sentido, a "pura Maçonaria antiga" pode ser vista como uma jornada de autoconhecimento e descoberta com o Arco Real, completando as lições práticas da Maçonaria Simbólica pela contemplação da natureza espiritual do homem, não substituindo, mas reforçando e apoiando o que ele aprendeu de sua religião.
O Grande Capítulo Distrital do Real Arco consiste em 8 capítulos, que contam com uma adesão total de mais de 300 Maçons do Real Arco. Os Capítulos estão distribuídos por todo o país, da região Sul à Sudeste, reunindo-se em 5 localidades.
Os primeiros seis Capítulos Reais fundados no Brasil desde 1935 foram considerados Capítulos Ultramarinos Desassociados, ou seja, Capítulos no Exterior não vinculados a um Distrito, os quais são formados em um grupo administrado diretamente pelo Supremo Grande Capítulo em Londres, e localmente por um Grande Inspetor nomeado pelo Primeiro Grande Principal. Em 1968, no Rio de Janeiro, foi constituído e instalado o Grande Capítulo Distrital da América do Sul Divisão Norte, tendo sido nomeado como primeiro Grande Superintendente o E.Comp. Frank Craymer Toogood.
Observe que ao enviar este formulário, o Grande Capítulo Distrital pode armazenar e usar os dados pessoais fornecidos por você para responder à sua consulta, verificar todas as informações fornecidas e melhorar a qualidade dos serviços que oferece.
1935 - P. Swanson
1953 - E. Cunningham, CBE
1966 - F.C. Toogood
1974 - K.L. Rowland
1989 - M.W. Wiborg
1996 - P. Bodman-Morris
2002 - M.L. Curtis
2021 - J.C. Woodrow