RITO ANTIGO E ACEITO

RITO ANTIGO E ACEITO

 

O Rito Antigo e Aceito deriva do Rito da Perfeição, que se desenvolveu na França principalmente na metade do século antes de setembro de 1762. Sua constituição e os rituais para seus vinte e cinco graus foram formalizados por Francken em um manuscrito com essa data, embora provavelmente tenha sido escrito um pouco mais tarde. Foi seguido pelas Grandes Constituições de 1786, datadas de maio de 1786, que descrevem o Rito Antigo e Aceito, consistindo em trinta e três graus, em grande parte como existe hoje. Este documento foi apresentado como produto de uma reunião do Conselho sob a direção titular de Frederico, o Grande. O original não foi encontrado e as cópias parecem datar de mais ou menos 1800.

 

Em maio de 1801, em Charleston nos Estados Unidos, o primeiro Supremo Conselho após as Grandes Constituições foi aberto (agora conhecido como Jurisdição do Sul dos EUA). Foi seguido pela França (1804), Espanha (1811) e a Jurisdição Maçônica do Norte dos EUA (1813). A Irlanda (1826) foi a sexta, a Inglaterra e o País de Gales (1845) - recebendo sua patente da jurisdição maçônica do Norte - foi a décima primeira e a Escócia (1846) a décima segunda. Agora existem Supremos Conselhos independentes em mais de 60 países.

 

 

O SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33

 

O poder soberano do Rito Antigo e Aceito na Inglaterra e no País de Gales está comprometido com um Supremo Conselho consistindo em nove Soberanos Grandes Inspetores Gerais, conforme prescrito para cada país pelas Grandes Constituições. Tem a responsabilidade de administrar os negócios e promover o bem-estar da Ordem, incluindo a consagração de novos Capítulos, e de manter relacionamentos frutíferos com outros órgãos maçônicos, tanto nacional como internacionalmente. Mantém amizade com os Supremos Conselhos em muitas jurisdições estrangeiras.

 

Cada membro do Conselho Supremo detém o mais alto grau da Ordem, o 33 °, assim como cerca de 50 Inspetores Gerais na Inglaterra e País de Gales e 20 em Distritos no exterior, aos quais é delegada autoridade para administrar seus distritos nomeados, e alguns outros que contribuem com serviços muito significativos para a Ordem ou para a Maçonaria em geral. Isso inclui o Grande Patrono, Sua Alteza Real o Duque de Kent.

 

A autoridade é ainda delegada aos Capítulos para conferir graus de 4° a 18°. Os graus mais elevados são geralmente conferidos pelo Supremo Conselho em cerimônias regulares, e reconhecimento de serviços substanciais à Ordem: 30° (incluindo 19° a 29°), 31°, 32° e 33°.

 

 

CAPÍTULO

 

  • Friendship Chapter, Rio de Janeiro

 

 
fio-vertical.jpg
QUEM PODE PARTICIPAR?

 

Todos os candidatos a membros do Rito Antigo e Aceito sob a jurisdição do Supremo Conselho da Inglaterra e País de Gales devem professar a fé cristã e ser Mestres Maçons por pelo menos um ano na Grande Loja Unida da Inglaterra, ou ter ingressado em uma Loja sob a GLUI vindo de uma Grande Loja reconhecida. A filiação de candidatos devendo lealdade a outros Supremos Conselhos é permitida apenas em circunstâncias excepcionais (sujeito a consulta prévia ao Grande Secretário Geral).

 

Qualquer Irmão que deseja visitar um Capítulo, ou receber a visita de um membro de uma das jurisdições com as quais o Supremo Conselho tem relacionamento, exceto a Escócia, deve requerer aprovação prévia.